Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Cevs lança jogo digital para crianças

Publicação:

Desenho estilizado do jogo. Uma geladeira com a porta aberta e diversos alimentos.

Está disponível a versão para computadores do “Jogo da Geladeira”, produzido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em parceria com a universidade UniRitter. A finalidade é orientar crianças na faixa dos 5 aos 8 anos a guardar corretamente os alimentos na geladeira para que eles não estraguem e se tornem impróprios para o consumo. O jogo pode ser utilizado pelo público em geral e em escolas.

Acesse o jogo

Inicialmente está disponível na versão para ser jogado em computadores. Depois será lançado em celulares e tablets.
“O propósito da ação é divulgar o conhecimento de Vigilância em Saúde de maneira leve e divertida, assim como estimular as crianças a buscarem o cuidado com a saúde e desenvolver visão sanitária”, ressaltou a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do Estado, Rosângela Sobieszczanski.

O jogo decorre de um projeto proposto pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento de Jogos e Analógicos da Secretaria da Saúde (SES) e da coordenação da UniRitter. Os responsáveis pela montagem do jogo são os estagiários Arthur Oliveira, Lucas Schefer e Luan Moser, com coordenação da professora Isabel Siqueira e orientação de Luan Nesi. Na elaboração do conteúdo e orientação técnica houve a participação do setor de alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária.

Esse é o primeiro dos projetos que o Cevs e a instituição de ensino visam por meio do acordo técnico para desenvolvimento de jogos digitais e analógicos com temáticas de Vigilância em Saúde utilizados em atividades educativas. Também já se encontra em fase de desenvolvimento um outro jogo infantil, com a temática do combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o Aedes aegypti.

O projeto elabora ainda um questionário interativo que abordará aspectos legais relativos à inspeção sanitária de estabelecimentos que trabalham com sangue, como hemocentros, agências transfusionais e bancos de coleta. Serão perguntas e respostas baseadas na resolução da que determina os requisitos de boas práticas para serviços de hemoterapia. A proposta é levar o conteúdo tanto para os fiscais sanitários que trabalham na área quanto para os profissionais que atuam nesses estabelecimentos. “Essas são novas formas que a Vigilância Sanitária do Estado está buscando para entrar em contato com diversos públicos, seja o infantil até o profissional de saúde”, acrescenta Rosângela.

Secretaria da Saúde