Capacitação abre campanha do Projeto Maio Vermelho contra o câncer bucal

Diretora do departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Marilise Fraga de Souza, participou do evento. - Foto: Cristine Rochol/PMPA

Foram iniciadas nesta quinta-feira (25/04), com uma capacitação de profissionais e estudantes de odontologia, as atividades da campanha do Projeto Maio Vermelho, mês de luta contra o câncer bucal e alusivo ao Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca, 31 de maio.

O evento reuniu cirurgiões dentistas, acadêmicos e residentes de odontologia da Atenção Primária de Saúde e de Serviços Especializados do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade foi organizada de forma presencial, na Universidade Federal de Ciências da Saúde, de Porto Alegre (UFCSPA) e com transmissão online pelo canal YouTube do Projeto Maio Vermelho ( youtube.com/@projetomaiovermelho).

A capacitação foi promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS), em parceria com Telessaúde/RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da UFCSPA.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, (Inca), o câncer da cavidade oral ocupa a oitava posição entre os tipos de câncer mais frequentes. As estimativas para o ano de 2023 do número de casos novos de câncer são de 3.360 no Brasil, sendo 580 no RS (460 em homens e 120 em mulheres) e 90 (60 em homens e 30 em mulheres) em Porto Alegre. Entre os homens, é o sexto tipo de câncer mais frequente na Região Sul.

A estratégia da campanha é a mobilização e capacitação dos profissionais de odontologia dos municípios gaúchos para a atenção a lesões suspeitas e encaminhamento para diagnóstico e tratamento na área de estomatologia. Para facilitar e agilizar o acesso dos usuários, os profissionais contam com o programa Estomatonet, que faz telediagnóstico para lesões bucais possibilitando aos pacientes do SUS o diagnóstico precoce de lesões bucais passíveis de serem cancerígenas. O programa é desenvolvido desde 2015 por meio de uma parceria entre a SES e o Telessaúde. Além da consultoria online sobre os casos suspeitos, também são oferecidos cursos presenciais sobre biópsias.

O projeto do Maio Vermelho trabalha, ainda, com elaboração de protocolos de encaminhamentos, contratos com laboratórios e encaminhamentos de pacientes para os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Participaram da abertura do evento, a diretora do departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Marilise Fraga de Souza; a representante da Politica Estadual de Saúde Bucal da SES, Tatiana Lafin; o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernado Ritter; a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Monica Hermann; Juliana Romanni e Vinicius Carrard, da coordenação da campanha Projeto Maio Vermelho.

São fatores de risco para os cânceres de lábio e cavidade oral:

- Principal causa é o tabagismo, em segundo lugar o consumo de álcool;

- Sexo e idade: acomete principalmente homens brancos acima de 40 anos;

- Exposição frequente dos lábios à radiação solar;

- Imunossupressão: indivíduos HIV positivos ou que fazem o uso de imunossupressores possuem maior risco de desenvolver câncer de lábio e cavidade oral;

- Infecção pelo HPV.