Campanha Junho Vermelho chama a atenção para a importância de doar sangue

Prédio da Assembleia Legislativa com iluminação na cor vermelha.
Assembleia Legislativa do RS ganha iluminação na cor vermelha para chamar a atenção para a doação de sangue - Foto: Alex Rocha

As pessoas que circularem à noite pela Praça da Matriz nesta semana, de 12 a 16 de junho, podem notar a iluminação vermelha no prédio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A ação integra a campanha do Junho Vermelho, criada para lembrar a população da importância da doação de sangue. A escolha não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004.

As transfusões de sangue são necessárias em situações cotidianas, como as que envolvem vítimas de acidente, pacientes cirúrgicos ou outros casos clínicos. Neste ano, o Dia Mundial tem foco nas situações de emergência, como desastres naturais, acidentes de trânsito e conflitos armados, que geram exigências substanciais de assistência à saúde e aumentam a demanda por transfusões de sangue. A campanha alerta para a importância da provisão de sangue adequada e para o engajamento da população para assegurar doações nestas situações e ao longo do ano.

O objetivo é conscientizar para a importância do ato de doar, já que o sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental e pode salvar muitas vidas. “Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques”, destaca Helena Cunha, diretora da Hemorrede do Estado. Segundo ela, toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde.

Outras ações estão sendo realizadas nos nove hemocentros públicos do Estado para marcar a data. As unidades de Passo Fundo e Alegrete estão realizando um "arraial" e atividades de conscientização com a população. Em Pelotas, o paço municipal está iluminado, à noite, na cor vermelha e uma faixa alusiva a doação de sangue foi estendida no local. Todos os hemocentros estão divulgando e orientando sobre a importância da doação nas mídias locais.

Confira os pré-requisitos para a doação de sangue:

Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.