Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Campanha Doar é Viver faz cadastro para doadores de sangue em Caxias do Sul

Publicação:

Otélio Drebes reza na frente de um doador. Algumas pessoas presenciam a cena.
Entrega de sementes da Árvore da Vida no Hemocentro de Porto Alegre - Foto: Luan Martins

Estão abertas as inscrições para o cadastro de doadores de sangue de Caxias do Sul que queiram participar da Campanha Doar é Viver no dia 30 de junho. As inscrições podem ser feitas no site da campanha, a partir desta quinta-feira (24/6). O objetivo é incentivar a doação de sangue com data marcada, para garantia da reposição dos estoques em toda a rede pública de hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede). O Hemocentro de Caxias do Sul atende 49 hospitais da Região da Serra e, atualmente, recebe, em média, 30 doações por dia. A necessidade seriam 70 doações diárias.

A campanha de doação de sangue Doar é Viver é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Departamento Estadual de Sangue e Hemoriderivados (DESH), e a empresa Otelio Consultoria. Foi lançada em 12 de junho e já realizou a mesma ação nos dias 18 e 21 deste mês no Hemocentro de Porto Alegre.

Conforme a coordenadora de captação do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs), Gesiane Ferreira Almansa, os estoques de sangue estão “críticos” em todas as regiões do Estado. “Como atendemos muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação”, completa a coordenadora.

Sementes da árvore Moringa, representando a Árvore da Vida, (simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade) são entregues aos doadores participantes, em agradecimento à solidariedade e consciência de que a doação salva vidas.

Depois de Caxias do Sul a programação prevista é a seguinte:

07/07 – Alegrete
14/07 – Pelotas
21/07 – Cruz Alta
28/07 – Santa Maria
04/08 – Santa Rosa
11/08 – Passo Fundo

O atendimento é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários competentes.

Os doadores podem solicitar avaliação da possibilidade de transporte para efetivar a doação através de inscrição. Mais informações: WhatsApp (051) 99699-1852.

Mais informações sobre doação de sangue em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.
Clique aqui e acesse o site da campanha Doar é Viver.

Secretaria da Saúde