Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Histórico do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

-

Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, foram médicos e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé. Sua festa é celebrada no dia 27 de setembro. O primeiro dos transplantes que se assume como tal está imortalizado num quadro de Fra Angélico, onde se observa a intervenção dos santos Cosme e Damião, ao transplantarem a perna de um etíope negro morto, no diácono Justiniano, enquanto ele dormia.

O dia 27 de setembro, baseado na história destes médicos realizando o primeiro transplante da humanidade, foi eleito em todo o território nacional como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

A Secretaria da Saúde do RS, através da Central de Transplantes, organiza todos os anos a Semana da Doação de Órgãos, com eventos alusivos ao assunto, homenagens às famílias doadoras, hospitais e médicos transplantadores , iluminação de prédios públicos, etc. Promove parcerias com as Organizações de Procura de Órgaos e Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes de todos os hospitais, para que cada região promova campanhas com eventos como caminhadas, palestras, cultos ecumênicos, homenagens e festividades que deem destaque para o tema doação de órgãos para transplantes.

Secretaria da Saúde