Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ambulatórios administrados pelo Estado

Ambulatório de Dermatologia Sanitária

Endereço: Av. João Pessoa, 1327 – B. Santana

Telefones:  (51) 3288.7661; 3288.7673; 3227.7787; 3288.7677

Telefone para informações: (51) 3288.7650

Agendamento de consultas em dermatologia: 0800 642 5566

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Atende diversas especialidades, como Hanseníase, HIV/AIDS, DST, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Laboratório, Micologia, Farmácia, Fisioterapia, Dermatologia e Centro de Testagem e Aconselhamento para AIDS.

A prioridade de atendimento é para os pacientes referendados pelos municípios com consultas agendadas pelas prefeituras, caracterizando o ambulatório como referência estadual e não de atendimento básico (responsabilidade dos municípios). Outros atendimentos destinam-se ao retorno de consultas.

Breve histórico

O Ambulatório iniciou suas atividades assistenciais na década de 20, época em que era chamado de Serviço de Saúde de Fronteiras. Os serviços que, no princípio, tinham como objetivo básico o atendimento de pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis, foram ampliados, tornnando o ADS também referência no atendimento de hanseníase. Em 1954, com o fim da internação compulsória dos portadores de hanseníase, o ambulatório passou a ser o principal local de atendimento destes pacientes. Somente na década de 70 é que se dirigiu fortemente ao atendimento da Dermatologia Clínica.

Em 1975, foi iniciada a primeira etapa da residência em dermatologia. Além do atendimento ambulatorial que era feito no Ambulatório de Dermatologia, eram disponibilizados 15 leitos em área do Hospital Sanatório Partenon, instalados em prédio especialmente construído para esta finalidade.
Em 1985 foi interrompido o Programa de Residência Médica no Ambulatório de Dermatologia, sendo retomado em 1997. Nos anos que se seguiram, novas mudanças foram realizadas, até a implantação do Serviço de Residências Integradas, no qual vieram participar também as áreas de Assistência Social, Nutrição e Psicologia.


Outros serviços ambulatoriais oferecidos pelo Estado

Por meio do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE) da Secretaria da Saúde, são de responsabilidade administrativa do Estado o ambulatório do Hospital Psiquiátrico São Pedro, especializado em saúde mental, com programas de atendimento para as principais patologias mentais, e o ambulatório do Hospital Sanatório Partenon, com ênfase em tuberculose, HIV/AIDS, hepatite e doenças associadas.

Secretaria da Saúde