Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Ação conjunta interdita clínica de vacinas em Novo Hamburgo

Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que – em conjunto com a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo – foi interditada nesta quarta-feira (14) a Clínica de Vacinas Vacix, no município de Novo Hamburgo. A interdição foi feita por irregularidades quanto à origem da vacina contra a febre amarela disponibilizada no local, bem como sua forma de aplicação. A investigação da polícia identificou que a proprietária utilizava seringas vazias, sem nenhum conteúdo.

Também foram identificadas na clínica outras situações fora das normas da vigilância, como a existência de vacinas contra a gripe vencidas e a falta de notificação às autoridades sanitárias dos nomes das pessoas imunizadas e dos lotes aplicados com suas respectivas datas de vencimento.

As doses da vacina contra a febre amarela que a rede privada utiliza são importadas e, no momento, estão em falta no mercado. Na rede pública, cuja vacina tem fabricação nacional, as doses estão com estoques regulares e disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

A SES esclarece que as clínicas privadas possuem obrigações junto aos órgãos de saúde, como envio da relação de todos os pacientes vacinados na unidade, com nomes e a identificação dos lotes, registro dos dados na carteira de vacinação do paciente, além de questões de segurança sanitária, como uso de agulhas descartáveis e manutenção das doses sob refrigeração adequada. Todas essas questões são direito do paciente, que pode pedir para verificar esses pontos.

A SES recomenda que os pacientes atendidos na clínica nos últimos meses procurem a Vigilância Sanitária do seu município, que avaliará a conduta a ser tomada em cada caso. Já a Polícia Civil orienta que seja procurada a Delegacia de Proteção ao Consumidor, para registro da ocorrência.

Secretaria da Saúde