Secretaria da Saúde e GHC alinham ações para atendimento das populações afetadas pelas enchentes

oito pessoas reunidas em uma mesa de trabalho com uma tela de vídeo com outras três pessoas aparecendo online
Diretores dos departamentos da SES participaram da reunião - Foto: Guga Stefanello - ACS/SES

Nesta quinta-feira (02/05) as equipes diretivas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) trataram sobre o atendimento de saúde às populações das regiões afetadas pela tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul. Nesta semana o Governo do Estado decretou situação de Calamidade Pública no RS.

Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann falou sobre as ações necessárias para o enfrentamento às dificuldades no atendimento de saúde nas áreas alagadas, como o acesso à insumos na rede hospitalar, transporte aéreo de pacientes de urgência e emergência, além da implantação de mais um hospital de campanha no município de Estrela para manter o atendimento de saúde em casos de urgência.

O diretor-superintendente do GHC, Gilberto Barichello, informou que o GHC vai manter as portas abertas da instituição para o que for necessário e que serão abertos mais leitos de UTI e de internação pediátrica no Hospital da Criança Conceição. Ele resaltou, ainda, que o GHC está à disposição da SES para o que a pasta precisar nas ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde(SUS) neste momento difícil por que passa o RS.

Desde o início da semana, quando começaram as enchentes, a SES vem monitorando e buscando atender as demandas urgentes da regulação de leitos, especialmente partos e hemodiálise.Também está sendo feito um mapeamento das prioridades de atenção à saúde nos territórios dos municípios. Para isso, as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) estão atuando como pontos focais para troca de informações. A SES também está contando com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems).