Eventos Climáticos: Equipes da SES encaminham soluções para problemas causados em serviços de saúde

Encontro reuniu diretores e coordenadores regionais
Encontro reuniu diretores e coordenadores regionais - Foto: Neemias Freitas

A secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, reuniu equipe de diretores e coordenadores regionais de saúde na manhã desta quarta-feira, 1, para diagnósticos e encaminhamentos sobre os impactos dos eventos climáticos nos serviços de saúde.

No encontro, a secretária ouviu relatos e informações de ações e medidas que já vem sendo tomadas, além de projetar e atualizar plano de contingência específico para cada área.

Segundo Arita, o momento é de ações concretas que auxiliem os municípios a manter o atendimento nos serviços de saúde. “Estamos trabalhando para salvar vidas com medidas eficientes, analisando peculiaridades de cada cenário e priorizando quando necessário”, afirmou.

Para as medidas, serão priorizados casos que tenham risco a vida e que precisem de transporte aéreo ou terrestre. Por solicitação da secretária Arita, coordenadores regionais devem buscar gestores municipais para colher necessidades de cada local.  Toda situação de urgência e emergência deverá ser acionado SAMU. Em casos que estão sem possibilidade de acesso, equipe dos bombeiros.

Com relação a realização de partos, ponto que causa preocupação aos técnicos, foi solicitado que haverá uma análise de onde será realizado o parto, caso o hospital tenha dificuldade ou paciente tenha problemas de acesso.

Outro tema abordado como prioritário foi o encaminhamento de pacientes em tratamento de hemodiálise – estes devem ser orientados onde tem acesso e em quais os serviços podem ser recebidos) conforme mapa de distribuição dos locais.

Atendimentos eletivos devem ser remarcado bem como a remoção de pacientes, caso necessária, terá como objetivo ser realizada dentro da região do município, evitando grandes deslocamentos.

Por Neemias Freitas